quinta-feira, 22 de julho de 2010
Questionário para a pesquisa
Olá pessoal,
Selecionei algumas diretrizes para a pesquisa-piloto com os alunos do BC&H do campus de São Bernardo. A ideia é saber quais são os medos e as expectativas dos alunos em relação aos temas e não uma avaliação dos mesmos sobre eles atualmente.
10 Assuntos a serem abordados na forma de questão:
1 - Implementação do projeto pedagógico
2 - Implantação do campus São Bernardo
3 - Formas de integração dos alunos:
Esportiva - Atletica
Política - Diretório Acadêmico
Cultural - Banda, Teatro
Lazer - Festas
Extensão - Semana de integração e eventos
4 - Mobilidade acadêmica interna e externa.
Entre os cursos oferecidos pela UFABC e entre outras Universidades Federais
5 - Intercâmbios Internacionais
6 - Apoio ao aluno
Bolsa-Auxílio
Bolsa-Moradia
Pesquisa
Monitoria acadêmica
Laboratórios
7 - Flexibilidade / Interdisciplinariedade
- Liberdade de escolha de disciplinas
- Liberdade de escolha de professores
- Liberdade de estruturação do currículo
8 - Política de avaliação e mérito
CR - Coeficiente de Rendimento
CA - Coeficiente Acadêmico
CPK - Coeficiente de Progressão Acadêmica
9 - Aceitação social e reconhecimento
10 - Inserção no mercado de trabalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Em primeiro lugar: Taty, não uso "o mesmo, a mesma, os mesmos, as mesmas, dos mesmos, das mesmas..."!
É uma construção horrível e deselegante!!!!!!
Você pode tirar, usar um sinônimo do termo ou um pronome...
Só use "o mesmo":
No sentido de "próprio"... EX: "eu mesmo"
No sentido de "de fato"... EX: "eu falei mesmo algo"
Ou no sentido de "mesma coisa" precedido de artigo definido... Ex: "Comentar não é o mesmo que criticar"
resumindo: Não uso o mesmo no lugar de pronome substantivo!
=)
Agora falando do conteúdo:
Acho que os maiores medos são os itens 1,2,9 e 10...
E eu acrescentaria o reconhecimento dos cursos pelo MEC e pelas agências reguladoras de cada formação...
Como por exemplo o caso das engenharias, em que o reito disse que a ufabc não se relaciona com o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
Link da fala do reito: http://s745.photobucket.com/albums/xx93/usuariobanido/ufabc/?action=view¤t=ufabc6.mp4
Obs.: No item 7: Não temos liberdade de escolha dos professores, e nem os professores sabem que matérias vão ministrar... conversei sobre isso com minha tutora, eles fazem umas lista das matérias que querem dar e a universidade aloca não sabe-se como, os professores não sabem que matérias terão para o próximo quadrimestre. O que por um lado é bom e por outro é ruim, mas quem tem que discutir isso são vocês...
Até mais!
Pessoal,
Em relação ao primeiro item, o que vocês acha de focarmos o questionário em tentarmos descobrir o quanto sabem os alunos sobre o "projeto pedagógico"? Acredito que muitos, devido à escassez de vagas no ensino superior público, optaram pelos cursos ofertador pela UFABC. Para fortalecer este ponto de vista, confesso que eu mesmo, inicialmente, pensava desta forma.
Enfim, acredito que isto abre todo um leque de novas questôes, as que investigam "alunos perdidos".
um beijo pra vocês.
Quanto à fala do Raphael:
"Como por exemplo o caso das engenharias, em que o reito disse que a ufabc não se relaciona com o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia)."
Ela não fala porque não quer. Quando fiscalizei o campus São Bernardo do Campo, passei até o cartão do Chefe da Inspetoria do CREA daqui para que pudéssemos manter um relacionamento entre universidade e conselho. Mas nada foi feito, até agora.
Ah
o CREA é um órgão que precisa ser acionado pela parte interessada.
Grato
Então... não vejo um porque de a universidade não querer contato com o crea, deve haver algo político por traz disso. Afinal, mesmo que para a instituição não vá mudar nada o contato, acredito que para os alunos sim, pois certamente há uma desconfiança das empresas em relação aos profissionais formados pela universidade devido a forma de ensino, uma relação com crea, acredito eu, reduziria um pouco essa desconfiança das empresas.
Com certeza! Acho que esse tipo de coisa tem de ser conversada com o coordenador do curso de BC&T. O que acontece com os alunos que irão se formar? Dependendo da área em que forem trabalhar, precisam do seu número de CREA. Para isso, a universidade tem de enviar os documentos para a instauração de um processo C, o que é relativamente demorado, pois passa pela Câmara Especializada em busca de aprovação. Portanto, espero agilidade nessa busca.
Postar um comentário