Este é um texto do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Dr. Héctor Ricardo Leis.
Ele nos dá uma boa visão de como o conceito Interdisciplinaridade pode se apresentar no meio acadêmico, para qual podemos direcionar o nosso foco.
Percebe-se que o autor evita, ao máximo, entrar em debates epistemológicos (filosofia do conhecimento, a grosso modo) e metodológicos perfeitamente definidos, pois ela é, na verdade, uma forma de mostrar que a ciência não é algo que se possa estudar de forma idiossincrática individual, pois as "características particulares" de cada grupo de estudo científico pode (e provavelmente terá) uma relação com as outras idiossincrasias de determinados grupos, formando esse "caos necessário", que é a interdisciplinaridade.
Espero que todos comentem e que possamos abrir a discussão, relacionando este texto com os demais e, em seguida, podermos definir um projeto interessante.
Grato a todos e melhoras à Profª Andrea.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
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Um comentário:
É interessante observar o enfoque da interdisciplinariedade no meio acadêmico brasileiro, que está mais focado no pesquisador como principal vetor da interdisciplinariedade. Uma orientação para a interbujetividade dos agentes no plano metodológico. Aqui a interdisciplinariedade busca responder questionamentos pessoais dos pesquisadores. O que se relaciona com a subjetividade estimulando e integrando o processo objetivo de pesquisa.
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