sábado, 29 de maio de 2010

Proposta de sistematização do trabalho

Olá pessoal,
Estou enviando uma proposta de sistematização do desenvolvimento do nosso projeto, com base nas orientações da professora postadas dia 28/05 no blog da disciplina.

1ª Etapa: 1 e 2
1 – Pesquisa ampla para o tema do grupo: com base na idéia central que é expectativas/medos/ansiedades do jovem frente ao curso interdisciplinar, cada um de nós pode já enviar materiais para discussão além de procurar fontes bibliográficas relevantes com a indicação das mesmas;
2 – Postar possíveis fontes iniciais, comentando a utilidade para o estudo do tema que estamos propondo;

2ª Etapa: 3 e 4
3 – Delimitar o foco de investigação e pesquisa: após as discussões e apresentações de fontes amplas, restringimos o foco de nossa pesquisa;
4 – Definição do método de trabalho e agendamento junto a professora para orientação metodológica;

3ª Etapa: 5 e 6
5 – Análise de materiais pesquisados e considerações sobre as possibilidades de propostas intervenção, mapeamento ou produto do projeto a partir da pesquisa desenvolvida: a partir da pesquisa para a construção deste projeto, pensarmos de que forma pode ser continuado, aprofundado ou desenvolvido;
6 – Apresentação do Projeto: como será? Quais recursos utilizar? Ir além do blog? Definir agenda e preparar apresentação.

Avaliação
1 - Auto-avaliação do processo de trabalho em grupo;
2 - Auto-avaliação do processo de trabalho individual;
3 - Avaliação do grupo sobre o trabalho de outros grupos;
4 – Avaliações Externas (especialistas, acadêmicos etc).

Observações
- Refinamento Teórico: sair do senso comum e buscar fontes científicas;
- As etapas do trabalho não são lineares;
- Os perfis de todos os participantes do grupo devem ser preenchidos e cadastrados como colaboradores e seguidores do blog, para isso é necessário uma conta google;
- Cada um deve fazer sua agenda e plano de trabalho e todos devem participar na agenda do grupo e respectivo plano de trabalho;
- Lembrar de postar tudo que está sendo feito.

3 comentários:

s disse...

Acho que esse trabalho é uma pitada da “liberdade” que teremos na UFABC, se por um lado podemos transitar a vontade dentro das áreas do conhecimento, por outro, nós é “imposta” a responsabilidade e nos são cobrados os resultados dessas escolhas.

Raphael disse...

Gostei do tema de você, heim.
Já até coloquei um link no meu!

Passem por lá também: http://thecheckpointcharlie.wordpress.com/

Anônimo disse...

Encontrei o blog por acaso... fiquei feliz por vocês buscarem o conhecimento e liberdade na sua produção acadêmica.
Vou dar algumas ideias, são bem vindas? Não sei, mas vou dar do mesmo assim...rsss...depois pode deletar.
Querem produzir algo novo e fora do senso comum?
Criem a sua metodologia.( a metodologia dos seus professores e teóricos não deram certo, se tivessem dado, teriam resolvido o problema da ansiedade do mundo, dos alunos e deles mesmos).
Criem a sua própria "Caixa de Pandora". Qualquer tentativa de explorar uma medologia já criada, vai cair nas mesmas respostas. Ai já morreu a tentativa de vocês por "liberdade" na pesquisa...
A questão central: a ansiedade dos jovens frente a um curso interdisciplinar. Quem não tem ansiedade? O que é ansiedade? Quem não é ansioso? Buda, Jesus Cristo, Gandhi, Edir Macedo? O que é interdisciplinaridade? Uma ditadura "disciplinar" só que com vários professores dizendo que isso é certo e isso é errado? Uma nova cadeia com vários diretores, guardas e chaves? (A ditadura da pluralidade: não mais uma disciplina fechada, um departamento e professores pra beijar os pés, mas vários doutores e cientistas cada qual com seus interesses "intelectuais", no final nem sabemos pra que saber tudo isso, já que não sabemos nada, nem eles!)
Será que o problema não seria: o dilema entre ter conhecimento versus ignorância? Quando observamos os matemáticos, físicos, filósofos, sociólogos, teólogos e toda esse gente tateando à escuridão da própria ignorância ( assim como todo mundo, salvo os fanáticos). Essa dita "Ciência" ( que vocês serão os grandes responsáveis para ela poder existir no futuro) todos vocês fugindo do "senso comum"...
Mas que forma o próprio "senso comum" acadêmico -não explica nada além de fábulas testadas em laboratórios fictícios, com exames fictícios, provados por metodologia rigorosamente fictícia -serão desmentidas, criticadas, aceitas pelos seus amigos de sala de universidade, ou, de seus futuros orientandos "ansiosos" pra chegar onde eles chegaram - donos do "senso crítico".
Temos um grande problema: que perguntas formular? Como criar nossas próprias mentiras ficcionais - porra, ficar copiando mentiras dos outros é foda.
Liberdade? Então criemos nossas próprias mentiras!

Saudações a todos...

Boa Pesquisa!