quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nota de falecimento


Algo muito triste aconteceu na manhã de hoje. O professor Dr. Sandro Silva e Costa, Vice-Diretor do CCNH faleceu em uma situação trágica. Alunos comentam por meio de postagens na comunidade da UFABC no Orkut que o mesmo se jogou do 11º andar do Bloco B. Uma aluna descreveu o ocorrido: "Ele juntou as cadeiras no 11º pra poder subir na mureta, colocou uma tábua, tirou os óculos e a carteira.Os bombeiros chegaram rápido, tentaram a reanimação, mas dessa altura não deu."

Muitos alunos brincavam com a possibilidade de alguém se jogar no saguão do bloco B e alguns criticavam a estrutura do prédio. Eu particularmente creio que a estrutura do prédio traduz uma visão de local de estudo e trabalho. Salas de professores pequenas e bem separadas, parecendo jaulas; salas de aulas que se perdem em meio a corredores frios e retos e para finalizar a obra, tudo isso dentro de uma caixa preta separada do mundo exterior. Uma estrutura que não dialoga com as várias áreas, algo que contradiz um dos objetivos centrais da UFABC, o diálogo interdisciplinar.

O fato nos leva a reflexão sobre os valores de nossa sociedade atual e da nossa "Universidade de ponta para o século XXI". Fatores como: meritocraria, racionalidade, competição exagerada, individualismo exarcerbado, levam instituições doentes a formar pessoas doentes, para serem profissionais doentes que irão retro-alimentar as patologias desta sociedade, um ciclo vicioso, difícil de ser quebrado. É triste, e as saídas possíveis não são postas, visto que para alguns tudo parece estar funcionando bem. As saídas, quando são colocadas, estão num horizonte distante ou mesmo são consideradas meras utopias.

Feliz ou infelizmente, foram as utopias e as ambições consideradas impossíveis, que levaram ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico ao nível que temos em nossa sociedade. Paradoxalmente o desenvolvimento social, do ser humano e das relações humanas dorme tranquilamente nas mentes dos descontentes e desfavorecidos. Avançamos pouco nessa área, infelizmente. A lógica do quantitativo se impôs e a busca de qualquer qualificação das coisas é logo repreendida com o discurso de prazos, resultados tangíveis, publicação, produtividade e necessidade de se "de(limitar)" a pesquisa entre outras bem conhecidas do metiê acadêmico.

Nós ingressantes e veteranos, alunos, professores e demais servidores da UFABC, podemos ser protagonistas nesta história ou meros reprodutores do que está posto, cabe a cada um refletir se vale a pena, interessa ou é necessário manter ou alterar o estado das coisas.

Quanto ao professor venho expressar aqui meu repúdio a quaisquer julgamentos morais sobre o ato do suicídio, os motivos e as implicações para a família neste momento. Apenas considero que se deve ter respeito por uma vida humana que se vai, para aonde a Ciência, a Filosofia ou a religião são incapazes de responder com certeza.

Um homem que estudava a imensidão do espaço do alto de sua pequenez humana, que não tive o prazer de conhecer, mas pelos registros seus e das pessoas que conviveram com ele merece o meu respeito e consideração por ser além de um grande professor um grande homem da Ciência.

Link do Blog pessoal do professor: Atlas

6 comentários:

Amandaa disse...

Sou aluna da faculdade, vi seu blog no tópico 'Luto'.

Não consegui não comentar, precisava concordar ' Uma estrutura que não dialoga com as várias áreas, algo que contradiz um dos objetivos centrais da UFABC, o diálogo interdisciplinar.'

É uma pena enorme que o prof. Sandro não tenha encontrado mais forças pra lutar e uma pena maior ainda ninguém ter conseguido ajudar.

Paz, é só o que se pode desejar agora.

Anônimo disse...

Essa estrutura que dialoga com as outras areas é justamente a proposta arquitetonica do bloco A (os tres centros interligados). Mas de fato, o bloco B é meio sufocante.

Mas o mais sufocante mesmo é a falta de sensibilidade da sociedade. Não sejamos hipócritas, estamos incluídos nisso. Cabe a nós refletir e tentar mudar nossas ações.

Meus sentimentos.

Anônimo disse...

As salas não parecem nem um pouco com jaulas.
Não misture seus sentimentos pessoais com os dos outros e não descreva algo como sendo verdade absoluta baseada só nas suas observações.
Quem lê vai pensar que você está estudando num presídio.

s disse...

Professor, vá em paz para um lugar incerto, sobre o qual só nos resta especular. Aqui ficamos nós entre lágrimas e discussões vazias tentando encontrar o culpado, as causas ou as implicações de sua morte em nossa vidinhas ordinárias e prosseguimos levando nossas vidas e produções vazias, em luta de um lugar ao sol e no elevamento da UFABC nos Rankings de produtividade acadêmica, sem tempo ou estrutura emocional para melhorar nossas relações humanas?!

Anônimo disse...

Não é mera observação.
a estrutura é mto ruim mesmo.
não um presídio, porém com muito a melhorar.

meus sentimentos prof.

Anônimo disse...

Tatyane, eu concordo com o seu post neste blog e vim aqui para dizer-lhe que eu compartilho do mesmo sentimento e tenho a mesma opinião que você. É uma pena que as pessoas não entendam o que você está dizendo.