terça-feira, 29 de junho de 2010

GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade

O GEPI é um grupo, estabelecido em 1986, sob a orientação de Ivani Fazenda, que promove e realiza pesquisas sobre interdisciplinaridade em várias áreas do conhecimento, principalmente na educação. É formado por professores, mestrandos, doutorandos e alunos egressos do Programa de Pós -Graduação em Currículo da PUC/SP. O grupo desenvolve atividades de pesquisa e assessora, teórica e praticamente, os trabalhos de pesquisadores e de instituições interessadas nas questões da interdisciplinaridade. No site estão expostos resumos de teses e livros, produzidos por membros do grupo.

homepage GEPI http://www.pucsp.br/gepi/index.html

Cronograma Pessoal

Segue abaixo meu cronograma de trabalho individual.
- 15/06 a 16/07 - Pesquisa bibliográfica;
- 30/06 a 04/07- Elaboração, parcial, de questionários e pautas para entrevistas de veteranos, calouros e futuros calouros (caso o diretor do Henfil de Mauá aprove o nosso projeto) dos cursos de BC&T e BC&H, juntamente com o Kaled.
-17/07 a 24/07- Análise de material bibliográfico.
-05/07 a 24/07- Análise das entrevistas e elaboração de comentários relativos às mesmas.

Justificativa do Tema

Nos últimos tempos, tem-se percebido uma tendência de que as universidades inclinem-se a uma interdisciplinariedade, pois muito se observa quanto à necessidade do diálogo mais íntimo entre as idiossincrasias de cada área da ciência, das artes, da filosofia e de outras tantas ramificações do conhecimento.
Hoje em dia, tem-se uma acessibilidade muito maior às culturas de cada região, povo, microrregião, tribo, maior possibilidade de verificação de progresso tecnológico, grande visibilidade e publicidade de acontecimentos sócio-econômicos e a relação entre todos esses fatores determina cada vez mais a necessidade do “link” entre as áreas. Mas não somente isso, talvez seja cada vez mais necessário, de fato, mesclar tudo isso para se entender, ao menos superficialmente (já que é muito difícil definir algo hoje em dia) o que é interdisciplinariedade.
Observa-se os cursos da UFABC como pioneiros neste tipo de interrelação entre as idiossincrasias, mas pouco se sabe quanto ao impacto deste profissional no mercado de trabalho. Pode-se verificar em uma empresa, que possui profissionais graduados e pós-graduados (tanto strictu senso como latu senso) com o método tradicional e que, geralmente, não conseguiria imaginar um curso de Engenharia com disciplinas de humanas compondo a sua grade e vice-versa. Muitos profissionais, com os quais mantemos contato, simplesmente desconhecem que posição um profissional deste poderia ter em uma empresa que, apesar desta interdisciplinariedade envolvendo os vários conhecimentos de uma área, ainda possui empresas departamentalizadas, ou seja, divididas por setores e, em muitas vezes, sem um diálogo diretamente pré-estabelecido entre os diversos fragmentos de uma empresa, que, por uma questão da própria formação do quadro de funcionários e pelos métodos eficientes de administração, onde há uma descentralização dos serviços, desconhecem de que forma isso venha a acontecer.
Esse tipo de problema aflige, também, o estudante que adentra à universidade com uma visão do meio tradicional catedrático e imponente do centro da sapiência, onde como foi dito anteriormente, verifica-se a formação dos “futuros chefes”, que foram obrigados, a partir do momento em que entraram no mercado de trabalho, a especializarem-se cada vez mais. Quando se adentra em uma universidade que vem quebrar todos esses paradigmas existentes por uma questão de adequação à nova realidade que se configura daqui para frente, cria-se um certo receio, o que é naturalmente compreensível tratando-se do contexto social em que atualmente vivemos.
Como explanar as nossas capacidades para uma empresa que possui uma visão tradicional de mercado? De que forma essas empresas se adaptarão ao que se configura como interdisciplinaridade? São dúvidas que surgem cada vez mais no cotidiano dos estudantes, pois nem eles próprios saberiam explicar isso a si mesmos, quanto mais a um grupo de empresários.
Vale lembrar que aqui não se trata de concordar ou discordar da interdisciplinaridade, já que ela é, de fato, como foi supracitado, uma parte importante da atuação dos profissionais, daqui para frente. Sabe-se que aqueles que não possuem esse tipo de “conceito” dentro da sua formação, deverão se adaptar para continuarem fazendo parte do mercado no futuro. Algumas empresas já estão se adaptando à “nova ordem mercadológica”, que envolve a mescla de idiossincrasias. Lembramos que faz-se uma análise do Brasil, que possui uma quantidade grande de multinacionais e transnacionais, operando de forma cada vez mais significativa, no contexto econômico-social-cultural do país, pois temos uma vantagem muito grande perante os outros países, que é a questão da multiculturalidade. Como temos uma cultura extremamente diversificada, torna-se mais fácil a adaptação de uma grande variedade de mercados, línguas, culturas, tornando esse intercâmbio entre as áreas algo até que natural.
Mas a questão da interdisciplinaridade ainda é uma matéria que gera polêmica e ainda está distante da maioria do mercado. Portanto, faz-se necessária a discussão dos medos que isso gera no estudante que ingressa na UFABC, pois verifica-se que a grande maioria é oriunda do esquema tradicionalista de ensino. A abordagem das diversas áreas de conhecimento, na tentaviva de relacionar essas idiossincrasias das humanidades e artes, biológicas e exatas, é algo desafiador.

Cronograma

Segue abaixo meu cronograma de trabalho individual.
- 15/06 a 16/07 - Pesquisa bibliográfica;
- 30/06 a 04/07- Elaboração, parcial, de questionários e pautas para entrevistas de veteranos e calouros dos cursos de BC&T e BC&H;
-17/07 a 24/07- Análise de material bibliográfico;
-05/07 a 24/07- Análise das entrevistas e elaboração de comentários relativos às mesmas.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cronograma - Everson


Ok Galerinha,

Segue meu cronograma:

- Continuo - Manutenção do Blog;
- 30/06 a 05/07 - Elaboração de Proposta dirigida ao coordenador do Instituto Henfil (Mauá) para organização de rodada de entrevista com alunos interessados em ingressar na UFABC.
- 05/07 a 20/07 - Realização das entrevistas. Pretendo documentar as mesma através de uma câmera filmadora visando facilitar a seleção e a exposição das mesmas.
- 21/07 a 24 /07 - Analise das entrevista e relatório.
- Revisão do texto final.

Bem é claro que isso é apenas um apanhado do que de ante-mão já me disponho a realizar, mas isso não quer dizer que eu não vá contribuir com o projeto de outras maneiras fora essas.

See you Space Cowboy....

Ao som de: Rush - YYZ


Formalmente Informal

Finalmente!!!!

Galera depois de um longo período de bloqueio de idéias enfim postei ( com minha assinatura )!!!
Bem espero que ninguém me bata! rs

Bem galera pensando no que a professora disse em aula sobre os agenciamentos do capetalismo lembrei-me de uma musica de uma extinta banda de uns amigos meus.Link.

Ja ja volto com meu cronograma!!!!!

Postado ao som de: Rush - Subdivisions

Tema



Olá!

Através deste canal de interação discursaremos acerca de nosso tema.

Em uma primeira conversa chegamos a seguinte definição:

"O QUE AMEDRONTA O ESTUDANTE INGRESSANTE NO CURSO DE BACHARELADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE?"

O tema central de nosso projeto é trabalhar a questão do indivíduo, seus medos e receios acerca de uma proposta tão inovadora quanto a da UFABC. Afinal o que de fato é interdisciplinaridade? Quais são as expectativas do bacharelado interdisciplinar?

Estas questões trazem a tona essa efervescente necessidade de nós, futuros profissionais, acadêmicos ou não, de melhor compreender este processo essencialmente por, fazermos parte dele e pela responsabilidade futura de aplicar este novo conceito na sociedade.

Pessoalmente eu acho que a melhor maneira de desenvolvermos nosso projeto é conseguindo integrar os interesses de cada um. Por exemplo, o colega Gerson que tem a curiosidade em analisar a parte psicológica do tema focando nas questões do indivíduo. Creio que somente a integralização de nossas opiniões é capaz de um desenvolvimento conciso do mesmo. Como ilustrado pela professora em seu blog através do vídeo da contadora de histórias Nigeriana, não se deve focar apenas numa unica visão de um mesmo tema, pois afinal não somos apenas um! O que facilita e muito no processo. Interdisciplinariedade galera!

Finalizando acho bom também salientar o quão importante é a maneira utilizada de divulgação da proposta. O ambiente da internet é tão amplo que por mais que nossas idéias estejam associadas a um intuito acadêmico, isso não nos inibe da exposição desse conteúdo as demais pessoas.


Créditos da Imagens: Quadro "O Grito" de Edvard Munch.

domingo, 27 de junho de 2010

Cronograma de Trabalho - Grupo e Individual

Olá,

Venho postar o cronograma para a construção do projeto de pesquisa do nosso grupo e o incluo o meu cronograma pessoal.

Cronograma do Grupo
05/06 - 15/07 - Levantamento Bibliográfico
16/07 - 24/07 - Fichamentos/resumos
05/07 - 20/07 - Entrevistas
25/07 - Texto final
03/08 - Apresentação final

Cronograma Tatyane

05/06 - 15/07 - Pesquisa de Fontes Bibliográficas
16/07 - 24/07 - Análise de material, comentários e resumo de textos
21/07 - 24/07 - Análise de entrevistas e relatório
25/07 - Redação do texto final do projeto

Transdisciplinariedade

Onde se encontra a interdisciplinariedade no processo de construção do conhecimento humano? Conforme exposto nas aulas de Estrutura e Dinâmica Social, a interdisciplinariedade é um estágio nas práticas do trabalho intelectual. Os estágios abordados foram: Multidisciplinariedade, Pluridisciplinariedade, Interdisciplinariedade e Transdisciplinariedade, este último é a forma mais evoluída desta nova forma de trabalho intelectual. Paradoxalmente a transdisciplinariedade nos leva a disciplinarização. Viva a retroalimentação ....

Por hora, vejamos o vídeo sobre a Transdisciplinariedade. Observem as reações das pessoas frente ao questionamento.


O que é interdisciplinariedade

Vídeo interessante sobre a definição de Interdisciplinariedade