segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tema



Olá!

Através deste canal de interação discursaremos acerca de nosso tema.

Em uma primeira conversa chegamos a seguinte definição:

"O QUE AMEDRONTA O ESTUDANTE INGRESSANTE NO CURSO DE BACHARELADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE?"

O tema central de nosso projeto é trabalhar a questão do indivíduo, seus medos e receios acerca de uma proposta tão inovadora quanto a da UFABC. Afinal o que de fato é interdisciplinaridade? Quais são as expectativas do bacharelado interdisciplinar?

Estas questões trazem a tona essa efervescente necessidade de nós, futuros profissionais, acadêmicos ou não, de melhor compreender este processo essencialmente por, fazermos parte dele e pela responsabilidade futura de aplicar este novo conceito na sociedade.

Pessoalmente eu acho que a melhor maneira de desenvolvermos nosso projeto é conseguindo integrar os interesses de cada um. Por exemplo, o colega Gerson que tem a curiosidade em analisar a parte psicológica do tema focando nas questões do indivíduo. Creio que somente a integralização de nossas opiniões é capaz de um desenvolvimento conciso do mesmo. Como ilustrado pela professora em seu blog através do vídeo da contadora de histórias Nigeriana, não se deve focar apenas numa unica visão de um mesmo tema, pois afinal não somos apenas um! O que facilita e muito no processo. Interdisciplinariedade galera!

Finalizando acho bom também salientar o quão importante é a maneira utilizada de divulgação da proposta. O ambiente da internet é tão amplo que por mais que nossas idéias estejam associadas a um intuito acadêmico, isso não nos inibe da exposição desse conteúdo as demais pessoas.


Créditos da Imagens: Quadro "O Grito" de Edvard Munch.

Um comentário:

s disse...

Adorei a imagem do post, realmente foi acertada, ela traduz um pouco dos nossos sentimentos atualmente. Quanto ao enfoque que vamos dar ao blog, acho importantíssimo a expressão da opinião de todos, como a participação efetiva neste espaço. Conciliar opiniões e interesses será algo decisivo para esse projeto. Cabe a nós a aprender como.