sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Minha opinião final sobre tudo aqui

Bom dia a todos!
Como eu disse ao Kaled, resolvi escrever minha opinião sobre o desenvolvimento deste blog, o encerramento, fatores que me desagradaram. Enfim, escrevo aqui um desabafo.
Inicialmente, considerei um tema bastante difícil, pois era muito amplo e, como do curso, não sabíamos o que esperar. No final, vi que nosso tema é um dos que mais se correlaciona com os conceitos abordados em sala de aula. Isso não significa que ele seja fácil de se abordar, pelo contrário! É um tema que retrata exatamente a experiência acadêmica que estamos vivendo (E SOMOS OS PRIMEIROS). Além disso, a grande maioria das pessoas do noturno trabalha (inclusive eu) e esse tipo de "empecilho" realmente atrapalhou um pouco o desenvolvimento. Não considero que fomos preguiçosos, pelo contrário. Dentro do que pudemos, demos o sangue para constituir o que se vê por aqui. As pessoas trabalham e, mesmo assim, acham aquela horinha de almoço para postar e fazer pesquisa dos textos. Além disso, tínhamos outras matérias no currículo: Estados e Relações de Poder (Clássicos, clássicos e mais clássicos), Temas e Problemas em Filosofia (textos extremamente difíceis para a gente), Bases Matemáticas (sem comentários) e Computacionais (a mais "tranquila"). Mas, no final, acho que conseguimos o que realmente foi possível e, ao menos eu, pretendo, sempre que surgir algo sobre a Interdisciplinaridade, manter este blog alimentado. Passou o período de avaliação, mas o projeto é muito legal e deve ser mantido. Até solicito ao Kaled que mais pessoas possam participar dele e que estejam interessadas em postar.
Esse post não serve apenas para falar sobre o tema e o que foi feito. Faço-o para promover um desabafo a respeito da atitude das pessoas que fizeram parte deste blog. Bom, Kaled fez toda a parte audiovisual do site, propôs a pesquisa em salas do ensino médio (mais especificamente no Henfil, que possui um perfil de cursinho social) e fez o que foi possível. Taty foi a coluna vertebral do nosso blog, sempre orientando a gente, ralando muito em cima dele para que ficasse o melhor possível. Minha auto-avaliação foi a de que eu fiz o que foi possível, de fato. Se foi pouco ou não, acho bem relativo. Utilizei horas de trabalho pra fazer o que eu achei que deveria ser feito. O João sempre foi nas reuniões, se preocupou com o blog e, mesmo não podendo aparecer durante a apresentação, fez um bom trabalho. Quanto ao Gerson... bem... eu não gostei da atitude durante as atividades finais do grupo. Inicialmente, até tinha uma participação do blog, mas, depois, postou um texto em inglês do The Economist que, a meu ver, nada tinha a ver com o tema do trabalho. O que programas sociais tem a ver com a Incógnita Interdisciplinar? Simplesmente postou, Ctrl C e Ctrl V e não comentou nada. Depois deste texto, nada mais fez. Mas a atitude que me estimulou a escrever o desabafo veio quando eu soube que, ao invés de estar apresentando o seminário com a gente, estava na sala de computadores. Mesmo eu, inseguro do que iria falar, gaguejando na frente de todos por estar nervoso, fui e enfrentei. Quando soube desse fato, fiquei bem chateado. E foi por isso que decidi escrever aqui no blog a minha opinião. Esse fator não poderia deixar de ser comentado, seria injusto dizer que todas as pessoas do blog se dedicaram a ele. Alguns se dedicaram muito e outros quase não se dedicaram.
Um abraço a todos

5 comentários:

João Kamensky disse...

Caros colegas,
Peço desculpas, publicamente, pois o farei pessoalmente aos membros, pela minha omissão final e, principalmente, pela não aparição na apresentação do blog. Não quero com esta mensagem justificar minhas mancadas, mas sim enaltecer o grupo que trabalhou bem, apesar das adversidades. Espero, apesar de não ter nenhum direito, que queiram trabalhar novamente comigo no decorrer do curso.
Parabéns à todos.

Rogerio dos Santos Munhoz disse...

João,
Com certeza entendemos os seus motivos. Você foi parte importante no trabalho. Todo mundo mancou, mas acabou dando certo. Ninguém foi perfeito, todo mundo trabalha e estuda, o que já é um ato heróico.
Um abraço
P.S: Vc precisa entregar a avaliação individual de acordo com o que a professora sugeriu e também fazer parte da avaliação DO GRUPO.

Raphael Furquini disse...

Vocês foram muito bem, conseguiram discorrer sobre um tema muito relevante para nós. Estamos vivendo o tema. Seria bem legal mesmo se vocês continuasse com o blog.

Quanto as participações, todos colaboraram e ajudaram fundamentalmente para o desenvolver do blog, pelo que acompanhei. Assim como você disse, todos trabalham, tornando as postagens algo complicado de se fazer com frequência,tirando a Taty que fez uma postagem a cada 5 minutos.
E em relação ao Gerson, realmente, não entendi, bem sinceramente não me lembro de nenhuma postagem dele que tenha chamado minha atenção, o post em inglês, bom, meu comentário está lá no próprio post, mas sobre não estar na apresentação... sem explicação, na quarta eu chegue lá 2:30... estava no laboratório quando ele chegou, uns 30 minutos antes da aula, até pensei que vocês haviam marcado para discutir o que cada um ia falar... não entendi porque ele não estava lá na frente com o restante do grupo, o João não foi a aula, teve seu motivos, não sei quais são mas creio que ele realmente não pode, já o Gerson, estava lá e não foi porque não quis.

Novamente parabenizo vocês, por um blog bem escrito nas partes em português, pelo tema que nós mesmo estamos inseridos e pelo empenho do grupo.

Obrigado,
Att. A Incógnita Interdisciplinar

s disse...

Embora inconformada com as atitudes da pessoa já citada pelo Rogério, venho aqui agradecer a colaboração de todos, que em suas curtas paradas de almoço de trabalho, fizeram suas postagens e colaboraram para o Blog. Agradeço o apoio do Rapha, que sempre que possível acompanhou e comentou o nosso blog, me orientou na melhor forma de uso da língua e se mostrou uma pessoa comprometida em ajudar aos outros colegas quando possível. Espero que dentro das minhas limitações tenha conseguido jogar as sementes para a construção de um canal informativo sobre nossa vida acadêmica, sobre todo o processo que estamos vivendo, como 1ª turma do Bacharelado em Ciências e Humanidades. E que um dia dos escritórios de Wall Street, das salas de Harvard ou dos gabinetes do Governo, possamos olhar para para o passado e lembrar dos momentos vividos aqui.

Para finalizar lembrando uma música que amo, adaptada ...

"Não deixe o blog morrer, não deixe o blog acabar, o povo precisa do blog, do blog pra se informar"

Bjos

Rogerio dos Santos Munhoz disse...

Taty, vc vai trabalhar na Casa do Filósofo, lembra? Quando eu vier visitar o Brasil, vou doar 10 latas de óleo, 5 kg de arroz e pagar uma conta de luz kkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira e vc sabe disso!