sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma semente para a reflexão


















Desabafo, expondo minha subjetividade na teia global ... rss

Da minha adaptação inicial

Minha auto-avaliação não poderia deixar de ser crítica comigo mesma, uma vez que da metade do quadrimestre em diante estive livre da minha carga anterior de trabalho e estava disponível para me dedicar em período integral. Durante esta fase procurei resolver alguns problemas que estavam afetando minha vida acadêmica. Procurei um local para morar, repúblicas e quartos por um certo tempo e fiquei estarrecida com o custo de vida e as condições necessárias para alguém de fora da cidade se estabelecer aqui. Cheguei a encontrar um quarto para alugar dentro das minhas condições, mas de repente a locatária, resolveu que não ia mais alugar o quarto. O motivo, até hoje não sei, mas seres humanos são complexos e suas subjetividades privadas. Talvez ela não tenha indo com a minha cara, com meu jeito, com meu modo de ser. Me indicou um local para buscar, uma rua no centro onde haviam locais para alugar. A condição de gênero me limitava a lugares onde só aceitavam "mulheres", a social aos lugares que fossem numa valor "baixo". Enfim, depois de algumas semanas encontrei um imóvel, um nome "digno" (limpo) para alugar e o valor referente ao aluguel, estava a salvo da especulação imobiliária. Me estabeleci, agora vinha a outra parte: como lidar com a falta de acesso a tecnologia e atender as cobranças instantâneas dos professores? Baixar textos, ler em computador, postar em blog, se informar do que está rolando pela Universidade. Esta até hoje está sem solução, mas é final de quadrimestre, até o começo do próximo espero tê-la solucionado. O que fica claro para mim, que a Universidade inclusiva, com processo seletivo pelo Enem, bolsas e laboratórios em construção, não é tão inclusiva assim, pela omissão em perceber e apoiar aos que estão engatinhando ainda, na vida acadêmica e tem sérias dificuldades para se incluir neste mundo, seja pela formação deficiente do ensino médio, seja pelo ritmo de estudos exigido aqui ou mesmo condições estruturais. Pelo menos de fome não morrerei, a UFABC tem um Restaurante Universitário.

Do histórico acadêmico em Estrutura e Dinâmica Social

Estive presente em todas as aulas, participei de todas as discussões colocadas, no grupo busquei apoiar meus colegas, embora não tenha conseguido lidar muito bem com o Gerson e seu modo de trabalhar e ter perturbado um pouco a cabeça do Rogério e Kaled com cobranças. No blog tive 2 fases, uma de postagem "intensiva" e outra "morna", devagar, mas inovadora. Busquei no segundo momento, quebrar a construção linear de minhas postagens e sanar ao menos um pouco do meu analfabetismo cultural funcional. Li alguns textos, partes de livros, Stuart Hall duas vezes, mas sinto que poderia ter sido mais disciplinada. Participei das apresentações solicitadas embora na primeira, não consegui expor o que pensava de uma forma adequada, fiquei nervosa, me prendi a um texto escrito, parecia uma criança do primário tremendo de medo dos olhares das pessoas.

Balanço Pessoal:

Avanços:
- Consegui enxergar a complexidade das coisas e parar de tentar simplificá-las;
- Aprendi a importância da diversidade como forma de construção social que permite o desenvolvimento humano de forma excelente. Viva o dissenso!
- Entender a importância do respeito as identificações, subjetividades e comunidades existentes;
- Perceber o quanto somos poderosos e capazes de transformas nossas realidades;
- Os conceitos, teorias e fatos são datados assim como suas interpretações e sua leitura deve estar condicionada a uma séria contextualização para uma compreensão;
- Ter liberdade, sem saber usá-la seria o mesmo que não tê-la, pois iremos continuar reproduzindo discursos, inclusive os expostos em sala;
- A democracia é frágil e se não lutarmos contra a ideologia dominante, podemos sofrer as conseqüências desta omissão;
- Todas as soluções devem ser problematizadas, num ciclo de retroalimentação, uma vez que nenhuma solução deve ser tomada como conclusiva;
- A avaliação em processo parece ser mais completa, no que diz respeito ao indivíduo uma vez que considera suas capacidades e seu progresso no processo de ensino-aprendizado;
- Podemos ser criativos, sérios e responsáveis dentro da ciência, mesmo diante do estruturalismo presente na construção científica atual;
- Posso dormir em paz, por ser contraditória, afinal de contas isso faz parte da complexidade humana;
- A dicotomia Ética X Ação política integra nosso dia-a-dia e precisamos saber lidar com ela;

A desenvolver:
- Aprender a fazer críticas de forma assertiva;
- Executar as atividades planejadas com maior responsabilidade;
- Aprender a ouvir críticas, refletir sobre elas e retirar delas conteúdo construtivo para o auto-desenvolvimento intelectual, social e emocional;
- Aprender a tomar atitudes e não estagnar frente a um integrante de grupo de trabalho que muito palpita e pouco faz;
- A fazer uma apreensão mais crítica dos conhecimentos a que sou exposta;

Observações: Ter uma disciplina como EDS no início do curso poderá nos levar a ter uma trajetória acadêmica completamente diferente, pela criticidade desenvolvida. No entanto, se oferecida em outro momento, os alunos compreenderiam melhor a sua importância, pois já teriam repertório intelectual suficiente para absolver conceitos tão relevantes.

Avaliação do Grupo

Minha participação no grupo foi boa, mas poderia ter sido melhor, se estivesse mais disposta e aberta a lidar com pessoas de visões diferentes da minha. Trabalhar em grupo é difícil, e eu como uma pessoa solitária e que sempre evitou se inserir em grupos, tive um aprendizado do quanto é importante a comunicação e o debate de ideias. Meus colegas participaram dentro das possibilidades deles, mas gostaria que estivéssemos sido mais integrados e nos comunicado melhor. O grupo ficou em alguns momentos estagnado, num completo silêncio, numa dificuldade de transpor a barreira que existe entre as visões divergentes. Talvez por medo de ofensas entre os seus integrantes, evitou discussões mais acalarodas. A falta de tempo devido a vida profissional foi crítica e uma certa centralização existente na minha pessoa não permitiu um melhor desenvolvimento do grupo. Desde a proposta inicial as deficiências estavam expostas. O Gerson buscava um projeto mais voltado ao indivíduo e eu mais voltado a educação. Durante boa parte do projeto houve uma dificuldade de delimitação do tema, mas este foi definido mesclando os anseios expostos pelos integrantes. Medos e expectativas dos ingressantes do Bacharelado em Ciências e Humanidades da UFABC frente ao curso e à instituição. Foi realizada uma pesquisa que uniu a exigência de um projeto da disciplina de Bases Computacionais e não ficou pronta a tempo. Em breve será postado o resultado da mesma, buscando responder aos anseios de todos, sobre o clima que está presente neste momento entre os integrantes do BCH.

Termino pensando

- Eu esperava mais de mim e do grupo
será pura arrogância, achando que deveria ter sido melhor? culpa? pressão? necessidade de destaque ou aprovação por parte dos outros? ansiedade frente ao que me espera no mundo acadêmico ou no mercado voraz e insensível?

- Bem, não sei dizer ainda, mas só sei que descobri, que sei menos do que eu pensava, me expresso menos do que eu queria, tenho mais limitações do que desejava e talvez um dia descanse em paz por não ser a profissional excelente que esta Universidade quer formar e sim um ser humano frágil mas que persiste em buscar o seu lugar neste mundo caótico. E talvez possa me alegrar vendo meus filhos? correndo no jardim, bagunçando minha coisas e entender que a liberdade de expressão se conquista, não ao seguir um modelo que nos foi proposto, mas por modificá-lo e adequá-lo ao que somos? no momento em que vivemos sem nos preocupar com a ideologia de um sistema decadente, insano, desumano e irresponsável.



(hoje, não vou rever minha postagem, corrigir, buscar incoerências, vou apenas expressar o que sinto neste momento de avaliação)


7 comentários:

s disse...

Nem reparei, hoje é sexta-feira 13, prova de bases matemáticas ... excelente combinação ... rs

Rogerio dos Santos Munhoz disse...

Taty, nem vou falar nada a vc :P

Anônimo disse...

Aqui é do blog ant3ssocial

há robos com emoções agora:
http://cognitio.incubadora.fapesp.br/portal/Members/monteiro/noticias/projeto-europeu-desenvolve-robos-com-emocoes

o que sentir quanto a isso nesse momento?

Raphael Furquini disse...

- Eu ri no 4º item de "A desenvolver"!

- Como a pesquisa não está pronta? Era para o dia 11/08...

- Acho que ficou na arrogância, culpa e pressão mesmo, porque destaque e aprovação por parte dos outros você sempre teve!

- Se tivesse corrigido veria que escreveu "da mesma" de novo... hsauhsauhsa e também que faltaram alguns "s"... mas como expressão, foi bem expressado, principalmente na auto-crítica, acho que você foi quem mais adentrou nas estruturas e dinâmicas sociais.

=)

Jessica disse...

O vídeo é maravilhoso.
Rapha sempre dou mta risada com seus argumentos contra a Taty e na verdade acredito q dizer que não releu e apenas se expressou no momento é como uma fuga p/ não corrigir os erros de língua portuguesa haha brincadeira gostei do seu envolvimento Taty.

s disse...

Sabe que estou gostando da idéia de enviar meus ensaios, reflexões e textos para a análise dos teólogos da Universidade de Paris(ops ... meros bacharelandos da UFABC)para expô-los à crítica feroz. Nada melhor do que estar rodeada de cobras ... rsss assim você nunca esquece que sempre está correndo perigo e se mantém vigilante. Bjos

Everson José de Souza disse...

Ai Rapha ta vendo!!!! Se a Taty prestar o enem de novo é culpa sua!!!!
ahuahuahuahu
xP

Bração do Kaledão