quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto Final














Tema

Medos e expectativas dos alunos ingressantes da UFABC em relação ao Bacharelado Interdisciplinar e a Universidade Federal do ABC.

Introdução

No contexto da pós-modernidade, frente as necessidades de qualificar novos cidadãos e preparar profissionais para um mercado de trabalho onde as mudanças ocorrem com extrema velocidade, em diversos níveis e das mais variadas formas, na qual as soluções de problemas passam a ser tratados como integrantes de um ciclo de retroalimentação onde o dissenso se torna conceito importante a ser apreendido e aplicado na prática da via pública, surge uma proposta de instituição de ensino que busca preparar os indivíduos de uma forma inovadora e efetiva. A Universidade Federal do ABC, surge como instituição que busca não somente lidar com as questões do século XXI, mas busca por meio do Bacharelado Interdisciplinar, capacitar indivíduos para atuarem dentro das condições da modernidade líquida. Em busca de uma efetiva implementação de um projeto institucional que ainda podemos considerar gestacional, devido a sua inovação e adequação constante as novas problemáticas colocadas que são devem ser absorvidas continuamente, é fundamental compreender o quais sãos as expectativas dos ingressantes da Universidade, para auxiliar o processo de avaliação e implementação do Projeto.

Justificativa

Atualmente tem-se percebido uma tendência de práticas interdisciplinares nas mais diversas áreas. Se observa quanto à necessidade do diálogo mais íntimo entre as idiossincrasias de cada área da ciência, das artes, da filosofia e de outras tantas ramificações do conhecimento. Na sociedade global da modernidade líquida, tem-se uma acessibilidade muito maior às culturas de cada região, povo, microrregião, tribo, maior possibilidade de verificação de progresso tecnológico, grande visibilidade e publicidade de acontecimentos sócio-econômicos e a relação entre todos esses fatores determina cada vez mais a necessidade do “link” entre as áreas. A UFABC tem em seu projeto a pedagogia da reflexão. E com base nela, busca preparar seus alunos para a inserção nas estruturas inconstantes da sociedade que irá emergir. A matriz curricular na educação para a reflexão deve expressar os seguintes princípios:

I – Autonomia intelectual do aluno (educando cria sua trajetória educacional);
II – Interdisciplinaridade na investigação (disciplinas não devem ser barreiras ao se investigar os diferentes temas);
III – Enfoque crítico dos resultados (soluções são incompletas ao propor novos problemas que elas mesmas não conseguem resolver).

Para o sucesso deste objetivo, é fundamental avaliar o processo, os indivíduos, as subjetividades dando visibilidade e permitindo lidar com os conflitos que podem não parecer existir dentro do dia a dia da Universidade. É com este intuito que este projeto pretende se desenvolver, ao dar subsídios quantitativos e qualitativos para a auto-avaliação e construção permanente de um novo modelo de educação superior.

Objetivos

Identificar expectativas dos alunos em relação ao Bacharelado Interdisciplinar e a Universidade Federal do ABC e anseios implícitos.
Dar visibilidade aos conflitos que podem não estar expressos devido a estrutura da instituição ou pela falta de meios democráticos efetivos de comunicação.

Referencial Teórico

Diversos teóricos relacionados aos temas: complexidade, pós-modernidade, pós-estruturalismo, globalização, cultura, identidade cultural, interculturalidade, representação, democracia e políticas públicas, descontrução, cidadania e política e teorias contemporâneas interdisciplinares.

Metodologia

- Pesquisa por meio de entrevistas com a aplicação de questionários com possibilidade de respostas alternativas e dissertativas, presenciais e enquetes on-line em redes sociais.

Referências Bibliográficas

Textos de Referência - Projeto Institucional UFABC / BCH e outras propostas interdisciplinares:

Material de referência do Blog EDS:

Interdisciplinariedade


Cronograma

Para a realização do projeto proposto foi esquematizado um cronograma que discrimina as atividades a serem realizadas:

2 meses - Levantamento Bibliográfico
1 mês - Fichamentos / resumos
1 mês - Criação de questionário para pesquisa
1 mês - Entrevistas
15 dias - Tabulação de dados
1 mês - Relatório Final e publicação dos resultados

Prazo Total: 6,5 meses.

Nenhum comentário: