segunda-feira, 21 de junho de 2010

Predileção, da Sociedade Brasileira, pelo Sistema de Ensino Superior Público

O artigo, no blog disposto no link, trata da dicotomia entre a qualidade das instituições de ensino públicas e privadas. Nos Ensinos Fundamental e Médio, o setor privado é, por unaminidade, considerado muito melhor que o público, enquanto que, em relação ao Ensino Superior, as instituições privadas "deixam à desejar"perante as públicas.
A baixa qualidade do ensino básico público é inegável, porém, a qualidade atribuída, pela maioria dos consumidores, às universidades particulares não parece muito acertada. O autor argumenta que egressos de escolas particulares buscam universidades públicas, enquanto que os que estudam em colégios públicos procuram universidades particulares. Logo, a baixa qualidade do setor público se transfere para o privado.
O que me interessa compreender é, a que se deve, a predileção por um setor ou por outro. A grande maioria dos jovens das classes média e alta tem a oportunidade de dedicarem-se estritamente aos estudos. Os pais dos mesmos têm, mesmo que, por vezes, deturpada, a idéia de que a formação acadêmica é fundamental para o desenvolvimento pleno do jovem. Isto é um valor cultural que tais pessoas possuem. Este valor vem, frequentemente, acompanhado da idéia que correlata tradição e qualidade, em relação à educação. Esses valores levam tais pessoas a buscarem para seus filhos condições para que ingressem em universidades públicas, sendo o sucesso ou não nos respectivos vestibulares uma forma de avaliação dos pais ,no que diz respeito à criação.
Parece-me que aumentar o nível de qualidade das escolas superiores privadas ou, como sugere o autor, melhorar a capacidade do corpo discente das mesmas, não é solução pra desinchar a concorrência no setor público e atrair, consequentemente, os alunos para o privado. Pois a cultura que hierarquiza o ensino superior público sobre o privado está impregnada na sociedade. Cabe aqui a reflexão sobre a inserção e aceitação do modelo de ensino interdisciplinar na sociedade brasileira. Se a predileção, da grande maioria, se configura por meio do tradicionalismo e do status, a que tipo de barreiras esse modelo estará sujeito?
http://www.mkteducacional.com.br/index.php?d=07&m=01&y=09

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